Seja qual for a sua pegada acadêmica, prepare-se para conhecer os caminhos que levam a maravilhas do turismo na Inglaterra, na Escócia, na Irlanda e no País de Gales. Você já pensou que muitas das cenas mais bonitas do cinema foram rodadas nesses países? Pois o site Visit Britain propõe passeios por esses cenários e muito mais.

Prepare-se para trilhar os caminhos de sua preferência: há dezenas de opções.

Dá para conhecer a suposta Távola Redonda, da célebre lenda do Rei Arthur, na Inglaterra, e visitar castelos e paisagens escocesas que circundam o internato de Hogwarts, nos filmes de Harry Potter. Tomar um chá à moda dos personagens de Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, ou percorrer cenários naturais e castelos medievais da famosa série Game of Thrones.   

Saiba mais sobre os locais onde história e ficção se misturam e fique por dentro de algumas curiosidades:

 

A lenda do Rei Arthur

Uma elevação rochosa que adentra o mar da Cornualha é considerada o local de nascimento do Rei Arthur. Um dos condes mais ricos da Grã-Bretanha, Ricardo, construiu ali o ambicioso Castelo de Tintagel.

A távola redonda onde seus cavalheiros se reuniam realmente existiu? Na Cumbria há uma grande plataforma circular cercada por uma vala larga e um banco. A data estimada do monumento: entre 2000 e 1000 AC.

Glastonbury, uma cidadezinha do interior da Inglaterra, a duas horas de Londres, é o lugar de onde vieram os primeiros relatos sobre Rei Arthur, Merlin e Morgana. Conhecida como Ilha de Avalon, a região era cercada por pântanos. Dá para visitar o túmulo de Arthur e de Guinevere na Abadia de Glastonbury.

 

As aventuras de Harry Potter

Admire o caminho para a Escola de Bruxaria e Magia de Hogwarts passando sobre o Viaduto de Glenfinnan, em Lochaber, na Escócia, a bordo do trem a vapor Jacobite, que foi usado como Expresso de Hogwarts nos filmes.

Vá até Glencoe, em Argyll, na Escócia, para revisitar as paisagens naturais das Highlands, que servem de fundo para as partidas de quadribol, assim como as Quedas de Steall, que aparecem no Torneio Tribruxo.

A sala de aula da professora McGonagall fica dentro da Catedral de Durham, em Durham, Inglaterra. Ali também se pode admirar os claustros de onde Harry liberta a coruja Edwiges para voar. Saiba mais sobre as melhores locações dos filmes de Harry Potter clicando aqui.

 

O drama de Game of Thrones

Muitas cenas da série fantasiosa foram filmadas na Irlanda do Norte. As cavernas de Cushendun, formadas durante 400 milhões de anos por condições climáticas extremas, se situam logo após o belo vilarejo costeiro de mesmo nome. Elas são o cenário de fundo de Stormlands.

Outra locação constante foi a Floresta de Tollymore, um paraíso de lindos jardins, afloramentos rochosos, pontes, grutas e cavernas. Caminhe ao longo do rio ou pelos bosques repletos de curiosidades.

O que para os fãs é o castelo de Winterfell na realidade é o Castelo de Ward, uma residência gótica do século XVIII, com motivos deslumbrantes e vista para o mar em Strangford Lough.

 

As intrigas de Downton Abbey

castelo de Highclere, em Hampshire, na Inglaterra, é o próprio Downton Abbey na glamourosa série. Situada num parque de 400 hectares, a casa construída no período vitoriano é ainda hoje a residência do conde e da condessa de Carnavon, cujo clã vive ali desde 1679. O autor do seriado, Julian Fellowes, é amigo de longa data da família.

Em Oxfordshire, na Inglaterra, fica a charmosa vila de Bampton, onde várias cenas externas da vila de Downton e da Crawley House foram filmadas. Você vai encontrar muitos locais familiares, como a igreja, os correios e os pubs (que, na verdade, são casas de moradores).

O castelo de Alnwick, em Northumberland, Inglaterra foi retratado como Castelo de Brancaster na temporada mais recente da série. Não se esqueça de visitar a exposição Downton Abbey, que mostra algumas das fotos, roupas e adereços das filmagens. Saiba mais sobre os locais que aparecem no seriado aqui.

 

O romantismo de Jane Austen

A apenas uma hora e meia de trem de Londres fica Bath, a charmosa cidade onde a autora morou e se inspirou para seus romances. Ali acontece todo mês setembro o  Festival de Jane Austen, que reúne eventos teatrais, musicais e até mesmo gastronômicos. Mas o principal é o desfile de trajes, dos vestidos clássicos dos períodos de Regência até bailes de máscaras.

Saiba mais sobre a Inglaterra de Jane Austen aqui.

Se a ideia é revisitar locais que ficaram marcados pelas cenas dos filmes inspirados nos livros da autora, veja aqui as opções de lugares para conhecer: Sets das filmagens de Orgulho e Preconceito e Sets das filmagens de Razão e Sensibilidade

 

Viu só? Além de toda a qualidade do ensino, o Reino Unido ainda possibilita que você aproveite ao máximo os períodos livres e os finais de semana. É só reservar um tempinho e se programar para visitar os lugares mais encantadores de seus filmes e séries preferidas ou ainda inúmeras outras atrações atrações culturais que só o UK proporciona!

***

Para obter mais informações sobre possibilidades de estudo e visto no Reino Unido, visite a UK Universities Fair 2018 e converse com representantes de dezenas de universidades no maior evento especializado em educação superior britânica das Américas. A inscrição é gratuita! Acesse o site www.ukuniversities.com.br  

 

Rio de Janeiro

03 de outubro de 2018 – 16h às 21h

Hotel Rio Othon Palace, Copacabana

 

São Paulo

06 de outubro de 2018 – 13h às 18h

Hotel Bourbon Convention Ibirapuera, Moema