O Reino Unido é um centro de negócios global onde pessoas e empresas do mundo todo estão conectadas. Esse ambiente internacional atrai grandes empresas estabelecidas mundialmente, mas não somente elas. O Reino Unido oferece também grandes oportunidades para empreendedores que consideram a região a base ideal para lançar seus novos negócios. De acordo com dados estatístico da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), o Reino Unido teve um aumento de cerca de 65% em novas empresas entre 2007 e 2017.

Entre os principais atrativos estão a conectividade, a infraestrutura e os benefícios que o país oferece para negócios em crescimento. As facilidades legais para abrir e administrar empresas e os baixos impostos também conquistam empreendedores do mundo todo. Com o objetivo de atrair ainda mais estrangeiros, o Reino Unido lançou recentemente o Start-up Visa, uma categoria de visto voltada para pessoas de outros países que queiram desenvolver seus negócios em território britânico.

De acordo com o Global Entrepreneurship Monitor de 2018, cidadãos britânicos e imigrantes são motivados a empreender devido à ampla gama de oportunidades de negócios que a nação oferece. Para se ter uma ideia, de acordo com o estudo, 1 em cada 5 indivíduos em idade de trabalhar no Reino Unido estavam envolvidos em algum tipo de atividade empresarial ou planejavam iniciar um novo negócio nos próximos três anos.

Esse ambiente empreendedor tem um lugar especial na região leste de Londres, para onde vão vários dos novos negócios que estão buscando se estabelecer no Reino Unido. A Tech City, localizada na região leste da cidade, é um cluster que agrega empresas inovadoras de base tecnológica e da indústria criativa. Com início em 2008, os negócios receberam incentivos do governo local e nacional nos últimos anos para que a região se torne uma espécie de Vale do Silício britânico. Os projetos desenvolvidos pelas empresas que fazem parte do cluster contam com a parceria acadêmica de diversas universidades londrinas de grande renome internacional.

Estudar para empreender

O empreendedorismo está presente nas universidades britânicas desde a graduação até a pós-graduação e em cursos de curta duração. Se você quer estudar em meio a um ambiente inovador e contar com uma experiência internacional para começar o seu próprio negócio, o Reino Unido é o seu lugar. Com estruturas de cursos modernas e inovadoras, as universidades oferecem uma ampla gama de possibilidades aos seus estudantes.

Os cursos de graduação das universidades britânicas apresentam grades curriculares flexíveis, o que possibilita ao estudante cursar matérias que fortaleçam as suas pretensões profissionais e se encaixem aos seus interesses pessoais. Por exemplo, se optar por uma carreira científica (nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia ou matemática -- STEM), você também poderá cursar disciplinas voltadas ao empreendedorismo. Assim estará preparado para trabalhar em empresas inovadoras ou abrir seu próprio negócio em tecnologia assim que se formar.

O mesmo vale para outras áreas, como humanidades e artes. Se você é apaixonado por moda ou cinema, por exemplo, nada impede que você estude o que gosta e saia da universidade com conhecimento em negócios, pronto para abrir a sua própria produtora ou marca na indústria fashion..

Já é formado e busca dar uma guinada na carreira ou abrir o seu próprio negócio? As oportunidades de estudo no Reino Unido para que você possa se preparar para essa nova fase são as mais diversas. Universidades de ponta britânicas oferecem cursos de mestrado e MBA em temas como Inovação e Empreendedorismo, Desenvolvimento de Negócios, Gestão Empresarial para Empreendimento Digital ou Cultura, Criatividade e Empreendedorismo, entre vários outros. Os cursos de pós-graduação têm duração de 1 a 2 anos.

Caso você tenha interesse em aprender como empreender na terra da Rainha, mas não pode se dedicar tanto tempo aos estudos, não tem problema. Muitas instituições de ensino do Reino Unido oferecem cursos de curta duração (os chamados summer courses ou short courses), que duram de 3 semanas a 2 meses. Os programas geralmente são relacionados com a principal área de atividade da universidade, de forma que os cursos mais curtos relacionados a empreendedorismo são mais comuns na instituições voltadas para as áreas de administração, negócios e finanças. Mas o temas são variados: vão desde Desenvolvimento de Liderança e Inspirações para o Empreendedorismo até Construindo Marcas Online e Começando sua Própria Marca de Moda.

O conhecimento em empreendedorismo, qualquer que seja o tipo de curso escolhido, pode abrir novas possibilidades profissionais. De acordo com pesquisa do Conselho de Financiamento do Ensino Superior da Inglaterra, cerca de dois terços dos jovens empreendedores britânicos se sentiram influenciados a desenvolver startups por causa do apoio que receberam em suas universidades, seja por meio de cursos ou por apoio empresarial específico.

A taxa de sucesso também é mais alta entre as pessoas que se preparam para abrir seu próprio negócio a partir dos estudos. O levantamento "Educação para o empreendedorismo: um caminho para o sucesso", realizado pela União Europeia em 2015, mostra que as empresas de pessoas que tiveram educação para o empreendedorismo tendem a ser mais inovadoras e mais bem sucedidas do que as lideradas por pessoas sem formação nesse sentido.

Ainda, pessoas que cursaram empreendedorismo correm menor risco de ficar desempregadas. Isso porque, de acordo com estudo da Comissão Europeia de 2012, a educação em empreendedorismo tem efeito positivo na empregabilidade em termos de experiência de trabalho, criatividade e até mesmo em salários mais altos.

Estudando no Reino Unido você ficará exposto ao que há de mais moderno em termos de educação em empreendedorismo. Você irá aprender com algumas das mentes mais brilhantes, tendo a chance de conviver em um ambiente inovador e desenvolver uma abordagem versátil para os desafios dos seus negócios.

Oportunidades no Reino Unido

Ficou interessado em conhecer mais sobre o ambiente de empreendedorismo das universidades britânicas? Sua chance chegou! Participe da UK Universities Fair 2019, que acontecerá nas cidades do Rio de Janeiro, no dia 2 de outubro (quarta-feira), e em São Paulo, no dia 5 de outubro (sábado).

A maior feira do Brasil sobre oportunidades de estudos no Reino Unido é a chance ideal para você conhecer de perto as melhores universidades britânicas e suas opções de cursos. Lá você também poderá tirar suas dúvidas sobre processos de vistos e documentos para admissão, além de ficar sabendo sobre programas de bolsas de estudo para brasileiros.

A entrada é gratuita. Para se inscrever, acesse o site www.ukuniversities.com.br

Links externos