Alunos conversam sentados no gramado de uma universidade britânica

Muita vontade de estudar em terras britânicas, mas pouco tempo para fazer isso? Não é desculpa para deixar o plano de lado!

Existem diversas opções de cursos rápidos no Reino Unido. Conheça alguns benefícios de optar por este tipo de curso:

  • Brasileiros não precisam de visto se o estudo durar menos de seis meses.
  • Quem trabalha e não dispõe de muito tempo pode se aprimorar de forma intensiva durante as férias ou um período sabático.
  • Estudantes que se sentem inseguros sobre a profissão ou graduação a escolher experimentam uma área acadêmica sem o compromisso de longo prazo.
  • Cursos com temáticas específicas abrem novas portas no universo corporativo ou podem ser o empurrão que falta para empreender.
  • Estudar no exterior é um esforço bem reconhecido e dá um upgrade no currículo. 
  • Conviver com colegas do mundo todo é uma ótima maneira de fazer amigos e aumentar o networking.   
  • Habilidades e competências exigidos ao estudar fora podem se tornar trunfos no dia a dia do ambiente de trabalho.
     

As principais modalidades de curta duração são: 

  • Summer Courses e Short Courses: Duram de três semanas a dois meses. Seus programas estão geralmente relacionados com a área principal da universidade ou a temas complementares. Por exemplo, se o foco da instituição é finanças e administração, há grandes chances de oferecer um summer course sobre marketing e inovação. Por isso, vale a pena procurar pelas universidades mais renomadas na sua área ou consultar sites de rankings como o Times Higher Education. Também merece uma visita o portal Short Courses, que fala apenas de programas curtos no Reino Unido e em outros países.
  • Cursos de inglês: Muitas universidades, principalmente aquelas que têm como ponto focal artes, línguas e humanidades, oferecem programas específicos para quem tem entre 2 semanas até alguns meses de tempo disponível. Muitos deles propõe uma manhã intensiva de aprendizado em sala de aula e reservam as tardes para atividades fora dela. Dá para visitar lugares turísticos e culturais e aproveitar para conhecer a rotina de cidades britânicas, sua gastronomia e vida noturna. A imersão em língua inglesa pode servir para aprimorar o seu uso para propósitos profissionais ou acadêmicos e existem opções para todo o tipo de necessidade do aluno. Há também cursos direcionados para quem busca o certificado IELTS, essencial para ingressar em uma graduação.

 

Se o seu interesse é na língua inglesa, não há nada como estudar no Reino Unido, que é o berço desse idioma. Há opções de diferentes durações, orçamentos e preferências. Há cursos que acontecem em universidades que têm prédios históricos, seja em Londres ou em  uma das 50 cidades universitárias britânicas. Algumas delas oferecem cursos preparatórios para o IELTS com várias datas de início ao longo do ano. Além disso, há programas que juntam o aprendizado de inglês a um estágio de trabalho em uma empresa.

Em renomadas instituições – e a região têm as melhores do mundo na área de línguas, literatura e linguística – é possível escolher cursos bem mais específicos, como um de 2 semanas dedicado à fonética da língua inglesa. Para quem cumpre um short course desse tipo, os resultados esperados são: melhor influência sobre plateias que falem inglês, entregar sua mensagem com mais clareza, fazer um uso mais efetivo da língua, melhorar a pronúncia, causar mais impacto em inglês... não é pouca coisa! 

Já quem é apaixonado por literatura pode escolher cursos que abordam alguns dos melhores poemas, contos, romances e pinturas de Londres, alguns incluem até visitas à cidade e contemplação de clássicos da literatura como Oliver Twist, de Charles Dickens e Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle, entre outros. Caso seu objetivo principal seja falar um inglês para CEO elogiar, procure programas que têm como meta avançar na fluência na comunicação, com vocabulário específico sobre mercados, consumidores, operações financeiras e estratégias do mundo empresarial.

Muito além da língua inglesa, os summer courses ou short courses abraçam as mais variadas áreas acadêmicas ou de desenvolvimento profissional:  biotecnologia, brand marketing, relações internacionais, sustentabilidade, etc. Nessa modalidade de estudos, a oferta é tão grande que a dica é visitar a UK Universities Fair 2018, feira anual organizada pelo British Council, conhecer as possibilidades que combinam mais com o seu perfil e tirar todas as suas dúvidas conversando com representantes das próprias universidades britânicas. Na feira, a maioria das instituições participantes já terão planejados seus programas para 2019 e estarão com as inscrições abertas.   

E lembre-se: a UK Universities Fair 2018 é gratuita! Para efetuar a sua inscrição, basta acessar o link abaixo. Garanta o seu lugar!   

 Rio de Janeiro

03 de outubro de 2018 – 16h às 21h

Hotel Rio Othon Palace, Copacabana

 São Paulo

06 de outubro de 2018 – 13h às 18h

Hotel Bourbon Convention Ibirapuera, Moema