ielts canada - estudar no canada - study permit
©

Teksomolika - br.freepik.com

Faça o IELTS com o British Council e aproveite esta oportunidade!

IELTS no Brasil

| 16 de setembro de 2021

A partir de 7 de setembro deste ano, o Canadá reabrirá suas fronteiras para brasileiros completamente imunizados contra a covid-19. O que significa que agora, você não precisa mais adiar seu sonho de trabalhar, morar ou estudar no país. Para isso, uma das principais portas de entrada no país é através do IELTS Canadá. Fazer o exame permite brasileiros estudar no Canadá, migrar, conseguir um emprego, uma permissão de estudos (study permit), vistos e muito mais.

Canadá SDS: Programa de permissão de estudos acelerado para Brasileiros

Além da reabertura de suas fronteiras para brasileiros, o governo canadense incluiu o Brasil e mais alguns países das Américas em seu programa de visto de estudante acelerado. O Student Direct Stream (SDS) agora adicionou Brasil, Peru, Costa Rica, Colômbia, São Vicente e Granadinas, Antígua e Barbuda e Trinidad e Tobago a lista de países dos quais estudantes podem se inscrever online para um processo seletivo mais abreviado.

O intuito do SDS é fazer com que os alunos, no momento da inscrição, forneçam informações adicionais a fim de demonstrar se eles estão ou não aptos a seguir e frente.

Um dos itens que devem constar na lista de qualificações quando o estudante preencher seus dados no site do SDS, é IELTS Canadá. O governo canadense exige que os candidatos tenham atingido uma pontuação de pelo menos 6 para tomar aulas em inglês e prosseguir com o processo.

Existem ainda outras exigências, uma delas relacionada as finanças. O Canadá pede para que comprove através de um Certificado de Investimento Garantido (GIC) uma determinada quantia e também mostre os comprovantes de pagamento de pelo menos um ano de estudos.

O governo do país justifica a inclusão de Brasil e Colômbia na lista do SDS por conta do grande número de estudante brasileiros e colombianos que desembarcam no país todos os anos. O objetivo do programa é minimizar os danos causados pela pandemia, principalmente nos dos candidatos destes países que desejam realizar intercâmbio no Canadá.  

O Canadá é um dos países mais procurados por brasileiros quando o assunto é dar continuidade aos estudos fora do Brasil. O IELTS Canadá é um dos principais passos em direção a este sonho, visto sua enorme aceitação nos processos seletivos do país. Os números apontam que entre 2015 e 2019, quase 15 mil alunos imigraram para o país com intuito de estudarem suas instituições.

Em relação aos estudantes colombianos, os números também são expressivos. Cerca de 5,600 alunos começaram seus estudos no Canadá, em 2019. Diante da popularidade do país entre os moradores das Américas em relação a este tema, o governo decidiu por bem, adicionar estes países em seu programa de aceleração do processo para estudantes.

Com a diminuição dos impactos da pandemia, especialistas esperam que o número de estudantes advindos destes países cresça consideravelmente nos próximos anos. De acordo com o governo do país esta é uma das metas: diversificar a origem dos estudantes nas instituições do Canadá.

► Mais sobre Student Direct Stream (SDS) para brasileiros no site do Governo do Canadá.

O principal requisito é ter uma certificação de idioma internacional, especificamente: o IELTS. Com o British Council, sua jornada rumo a este sonho pode ser mais fácil.

Estudar no Canadá: Qual teste devo fazer?

Depois de saber qual teste sua universidade, faculdade ou empresa exige, chegou a hora de entender o que cada um demanda. Só assim você poderá se preparar da forma mais eficaz. Selecione o seu exame de acordo com as suas necessidades:

IELTS General Training IELTS Academic

Este teste é recomendado para quem deseja permanecer no Canadá para estudar (escola), trabalhar ou simplesmente imigrar. No exame são avaliadas habilidades gerais dos candidatos em situações corriqueiras, tanto de escola e vida social quanto de trabalho.

Você precisa mostrar suas capacidades no inglês do dia a dia. Ao morar no Canadá o idioma estará inserido na sua rotina, seja no trabalho ou na escola ou até mesmo com seu novo círculo de amigos. Você precisa compreender e se comunicar, este é o intuito do teste, entender suas capacidades nestes quesitos.

Este exame também serve para candidatos que querem fazer cursos que não sejam de ensino superior, como um intercâmbio estudantil no Canadá, imigrar Brasil – Canadá ou conseguir uma colocação melhor no mercado de trabalho.

Para estudantes que desejam ingressar em instituições de ensino superior.

As capacidades dos candidatos são avaliadas de acordo com o ambiente acadêmico, portanto, são conteúdos mais complexos.

É indicado para quem deseja morar no Canadá para dar continuidade nos estudos em instituições de ensino superior.

Este exame tem como objetivo avaliar a capacidade do candidato quando o assunto é mais complexo e voltado para os estudos em universidades e faculdades. Por isso, é um teste robusto e que, assim como o anterior, exige bagagem do candidato. Sendo assim, é recomendado que durante a preparação para a realização da prova, o aluno consuma diversos tipos de conteúdos para enriquecer seu vocabulário e aumentar sua compreensão acerca de temas diversos. Afinal, ao viver em outro país provavelmente, o aluno enfrentará situações variadas.

Agora sobre qual tipo de teste de proficiência realizar, antes de se decidir por um deles, verifique qual é o solicitado pela instituição ou empresa que você deseja ingressar.

estudar no canada - prova ingles

Como me preparar para o exame?

Independentemente do teste que decidir prestar, conte com os conteúdos preparatórios gratuitos IELTS do British Council para te ajudar a chegar lá: teste de ingles onlinesimulados de ingles, e muito mais!

Para cruzar a ponte aérea Brasil/Canadá utilizando o IELTS como porta de entrada, é preciso se preparar. Como você já deve ter notado, este é um teste robusto em qualquer opção que escolha realizá-lo, e muito bem quisto internacionalmente. Por isso, é necessário se dedicar e preparar uma rotina de estudos previamente.

  • Monte um cronograma de estudos que englobe as quatro habilidades exigidas no teste e foque. Se você tem dificuldade em uma mais que nas outras, dedique mais tempo e atenção a esta.
  • Faça e refaça exercícios, realize simulados, leia, ouça e fale. Cada degrau conta para alcançar o topo.
  • Atualmente, com o auxílio da tecnologia fica mais fácil ter acesso à informações e conteúdos ricos para te ajudar nesta jornada.
  • Para a seção Listening treine seu ouvido ao ouvir músicas em inglês, inclua podcasts na sua rotina e ouça entrevistas. Não foque apenas em um sotaque, já que o IELTS busca incluir diversos sotaques no exame. Para estudar e aperfeiçoar o seu Reading, leia livros de diferentes graus de dificuldade, assim como, jornais, revistas, artigos. Desta forma, você consegue ganhar vocabulário e ao mesmo tempo aprender e entender regras gramaticais e a estrutura da língua.
  • Na parte de Writing, tente fazer resumos do seu dia, mantenha um diário onde escreva sobre situações diversas ou até mesmo, tente escrever um conto ou uma história. Peça para alguém que tenha conhecimentos no idioma ler os seus manuscritos. E por fim, para a seção Speaking, utilize da tecnologia para conseguir conversar com pessoas falantes nativas do inglês. Faça amigos em outros países ou fale inglês com brasileiros que sejam fluentes no idioma.

Para todas estas etapas, o British Council possuí conteúdos gratuitos que auxiliam os candidatos nesta jornada rumo ao IELTS Canadá. No site, são disponibilizados vídeos, artigos, simulados, aplicativos e diversos outros materiais para te ajudar a montar um cronograma de estudos eficiente. Tudo isso de graça e com a ajuda de especialistas. 

Vale lembrar que, ao se inscrever para o IELTS no British Council, o aluno tem acesso a um curso preparatório exclusivo, pensado exatamente para que você se saia bem no dia do exame.

Informações adicionais sobre o IELTS Canadá

O IELTS é uma das portas de entrada mais procuradas por quem deseja morar no Canadá, seja para um intercâmbio, dar continuidade nos estudos ou trabalhar numa grande empresa.

Uma dúvida frequente para quem deseja ingressar no ensino superior em outro país através do IELTS, se refere a pontuação para “passar”. Não existe reprovação no IELTS. É importante se lembrar que não existe uma pontuação padrão, as instituições determinam uma nota mínima para aceitação e esta nota varia de uma universidade para outra ou de uma empresa para outra. O recomendado é que os candidatos alcancem pontuações entre pelo menos 6 e 6,5 para que seu leque de opções seja maior. Entretanto, como dissemos, não há regra.

Outra questão, se refere a validade do exame. Apesar de ser o teste de proficiência da língua inglesa mais aceito no mundo, o IELTS tem prazo de validade. Esta data de validade não vem no seu certificado, somente a data de realização, a partir dela você deve contar o tempo de duração do seu teste. Há um padrão estabelecido internacionalmente que determina a validade do certificado por 2 anos, após este período as empresas e instituições de ensino podem não aceitar o seu exame como prova de conhecimento do idioma.

Ainda, há outro ponto a ser ressaltado: a possibilidade de questionar suas notas. Candidatos que acreditam que a nota atingida não condiz com sua performance no teste, podem pedir a revisão da prova. O prazo para formalizar o pedido é de seis semanas, após a realização do exame. Entretanto, vale lembrar que, a revisão não garante que sua nota será alterada para mais.

Estudantes que não atingiram as médias necessárias para aplicar nas empresas ou instituições desejadas podem se inscrever para realizar o teste novamente. 

Já para quem deseja imigrar para o Canadá, as notas também costumam variar e depender de vários fatores como, idade, profissão e experiência profissional. O governo do país costuma avaliar os conhecimentos e habilidades dos imigrantes na língua com um teste elaborado pelo próprio Estado. O CLB (Canadian Language Benchmarks) e neste teste, sua pontuação no IELTS conta muito porque este é o exame que dará início ao seu processo de imigração.

Preciso ter sotaque britânico para fazer esse exame? Mito!

Uma dúvida comum entre os candidatos que estão se preparando para a seção de Speaking do IELTS Canadá refere-se ao sotaque. 

Existe um mito de que somente candidatos que tenham sotaque britânico se saem bem no teste, o que está longe de ser verdade. O IELTS procura ser o mais abrangente possível em relação aos sotaques, portanto, é possível que os estudantes tenham contato com sotaque americano, britânico, australiano etc. Não há um sotaque mais bem quisto que outro, não se preocupe quanto a isto. O que o teste da seção Speaking objetiva é constatar sua capacidade de comunicação na língua falada, independentemente do seu sotaque. Se a sua pronúncia, a estrutura da frase e a gramática estiverem corretas, é o que conta para sua avaliação.  

Requisitos para entrar no Canadá, além do IELTS

Sabemos que a pandemia do novo coronavírus mudou os planos de muitas pessoas, inclusive em relação aos estudos. Porém, aos poucos e com o avanço da imunização através da vacina, as coisas estão voltando ao normal. Ou pelo menos tão normal quanto é possível para o momento.

Com isso, diversos países, incluindo o Canadá estão reabrindo suas fronteiras para brasileiros que desejam fazer um intercâmbio no Canadá ou dar continuidade nos estudos a nível superior.

Para isso, além de uma nota elegível pela instituição ou empresa que você deseja ingressar, é preciso estar totalmente imunizado na data da viagem.

As vacinas aceitas no país por enquanto são: Pfizer BioNTech; Moderna; AstraZeneca/COVISHIELD e Janssen. Para comprovar sua imunização é preciso apresentar o comprovante de vacinação digital em inglês ou francês, através do aplicativo ou site ArriveCan, com tradução certificada.

Os passageiros não podem estar apresentando sintomas de Covid e devem ter recebido a segunda dose da vacina pelo menos 14 dias antes do embarque, exceto passageiros vacinados com a vacina da Janssen e também é exigido teste PCR negativo.

De acordo com a cidade para qual o candidato esteja viajando podem haver outras regras e/ou restrições. Por isso, verifique a situação da cidade antes de embarcar.

Por enquanto, a vacina Coronavac ainda não é aceita no país.

Faça o IELTS com o British Council e aproveite esta oportunidade!

IELTS no Brasil