Segurando um laptop, jovem estudante brasileira está feliz porque conseguiu estudar no Canadá

Inscreva-se no IELTS Brasil: preços, datas e locais de prova

Com clima temperado ou polar (dependendo da região), a segunda maior extensão territorial e a sétima maior economia do mundo, o Canadá tem um sistema educacional de primeira classe nos ensinos fundamental, médio e superior. E todas as instituições de ensino canadenses são modernas, bem equipadas e receptivas aos estudantes estrangeiros.

Fronteiras abertas ao passar da pandemia, desde setembro de 2021, o governo canadense incluiu o Brasil em seu programa de visto de estudante acelerado – o Student Direct Stream (SDS) – cujo intuito é fazer com que os alunos, no momento da inscrição, forneçam informações adicionais a fim de demonstrar se eles estão ou não aptos a seguir em frente. 

Por meio de programas de bolsas de estudo no exterior, você pode estudar no Canadá em Universidades (priorizam a teoria e são procuradas para mestrado e doutorado)  ou em Colleges (priorizam a prática e são mais desejados para graduação porque facilitam a entrada no mercado de trabalho) e um dos requisitos para ser aluno é ter um certificado de idioma internacional, preferencialmente o IELTS para o Canadá. 

De maneira geral, os requisitos para matrículas de estrangeiros em universidades canadenses são:

  • Ter certificado internacional de proficiência em inglês ou em francês (dependendo da universidade);
  • Ter o visto de estudante para o Canadá;
  • Ter a carta de aceite da universidade canadense;
  • Estar matriculado em universidade ou instituição que seja reconhecida por universidade canadense, ter feito ao menos um ano de bacharelado ou licenciatura (para graduação) ou ter uma formação superior (para pós-graduação).

Principais motivos para estudar no Canadá

Cada vez mais cidadãos canadenses estão se aposentando e a mão de obra especializada é escassa. Por isso, Sean Fraser (o atual ministro da Imigração do Canadá) disse que espera receber 465 mil novos residentes permanentes em 2023, 485 mil em 2024 e até 500 mil em 2025.

IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,920 (muito elevado), alta expectativa de vida e custo de vida inferior ao de muitos outros países de Primeiro Mundo. Além destas peculiaridades, a facilidade para obtenção de vistos atrai cada vez mais brasileiros que desejam estudar no Canadá. Aliás, participando do Express Entry, você tem a possibilidade de receber um convite para solicitar residência permanente.

Com excelência acadêmica reconhecida mundialmente (um diploma de universidade canadense te coloca em posição de destaque em processos de recrutamento profissional), outro motivo para estudar no Canadá é a possibilidade de estudar e trabalhar, desde que o aluno esteja matriculado em cursos (profissionalizantes ou de ensino superior) com duração mínima de 24 semanas. Sob tal condição é concedida a permissão para trabalhar 20 horas semanais em paralelo ao curso.

Agende seu teste IELTS com o British Council hoje mesmo!

Quais são as principais universidades do Canadá?

A seguir você tem uma visão geral das sete melhores universidades canadenses, de acordo com o ranking 2023 da Times Higher Education.

Jovem brasileiro com várias bicicletas tem o prazer de poder estudar no Canadá
Universidade Fundação Cursos Nota no IELTS Ex-alunos Curiosidades

University of Toronto

1827 Arquitetura e Planejamento; Direito; Engenharia; Medicina e Ciências da Saúde, etc. 6 ou superior Margaret Atwood; David Cronenberg; Robert Herjavec, etc. Primeiro computador instalado no Canadá; terceiro melhor sistema de bibliotecas da América do Norte; dizem que o campus é assombrado, etc.

University of British Columbia

1908 Educação; Idiomas e Linguística; Negócios e Economia, etc. 6.5 ou superior Justin Trudeau; Robert Mundell; Albert Bandura, etc. Tem um time de quadribol; o campus de Vancouver é cenário frequente do cinema, etc.

McGill University

1829 Ciência da Computação; Direito; História da Arte; Engenharia Biológica e Biomédica, etc. 6.5 ou superior Burt Bacharach; Jade Raymond; Rudolph Marcus, etc. Primeiro diploma de medicina em universidade canadense; estudantes inventores do hóquei no gelo e do basquete; local de cerimônias de casamento, etc.

McMaster University

1887 Negócios, Engenharia, Ciências da Saúde; Humanidades; Ciência e Ciências Sociais, etc. 6 ou superior Roberta Bondar; Eugene Levy; Ivan Reitman; Scott Tremaine, etc. Jarra de álcool contendo parte do cérebro de Einstein em um dos laboratórios, os sinos reais do McMaster Divinity College tocam às 14 horas de toda segunda-feira; busto de Gandhi doado pelo governo da Índia, etc.

University of Montreal

1878 Administração; Comunicação; Inteligência Artificial; Odontologia, etc. 6 ou superior Joanne Liu; Philippe Couillard; Denys Arcand; Patrice Désilets, etc. Torre enorme vista de todo o campus, carnaval de inverno; semana de descontração para começar o ano letivo, etc.

University of Alberta

1908 Artes Criativas, Ciências, Ciências da Saúde, Humanidades, Engenharia e Negócios, etc. 6 ou superior Jordan Peterson; Tawakel Karman; Joe Clark, etc. Centro esportivo de 32,516 m²; um dos campi fica em ambiente rural; núcleo específico para a capacitação de empreendedores e pesquisadores, etc.

University of Ottawa

1848 Engenharia; Educação; Direito e Tecnologia, etc. 6.5 ou superior Daniel Lamarre; Philipe Falardeau; Margaret Beznak, etc. Comentários, sugestões e reclamações dos alunos em uma caixa para os reitores; museu com itens do século VII a.C. ao século VII d.C; o Tabaret Hall é uma estrutura 100% à prova de fogo, etc.

Quanto custa estudar no Canadá?

As despesas educacionais variam conforme a instituição de ensino superior e todos os valores abaixo estão em média e em moeda canadense.

  • Graduação: de C$1.800 a C$20.000 por ano.

  • Pós-graduação: C$ 7.056 e C$ 22.485 por ano.

  • Material didático: de C$100 a C$200 por matéria.

  • Acomodação e alimentação no campus: C$1.000 por mês.

  • Aluguel: C$ 1.326,79 nos grandes centros; C$1.116,62 nas demais localidades.

  • Alimentação fora do campus: C$1.158 por mês.

  • Transporte público: passe mensal de C$91 (na maioria das cidades canadenses).

  • Lazer: C$50,99 por mês.

Como o IELTS e o British Council te ajudam a estudar no Canadá?

A prova em inglês IELTS é muito valorizada pela maioria das universidades canadenses porque retrata com extrema fidelidade o domínio que o candidato tem da língua inglesa. Trata-se de uma avaliação consistente, com certo nível de complexidade, cujo resultado é reconhecido, por mais de 11.000 organizações (profissionais e acadêmicas), em 145 países.

O IELTS para o Canadá (e as demais versões) não reprova o candidato porque serve como parâmetro do nível de inglês. Sua nota (entre 6 e 6.5 amplia oportunidades) não tem prazo de validade, solicite revisão se quiser e tente novamente caso seja reprovado pela universidade desejada.

Os materiais gratuitos e exclusivos do British Council contêm exercícios elaborados por uma equipe renomada de especialistas em exames e que sabem exatamente o que é fundamental para conquistar uma boa nota no IELTS.

Tudo on-line e 100% em inglês, dentre outros recursos, conosco você tem acesso a vídeos, simulados e webinars.

Com altíssimo nível educacional e a permissão de atividades profissionais durante o curso, o Canadá está cada vez mais receptivo aos estudantes brasileiros. Faça um planejamento financeiro, tenha comprometimento aos estudos e persista caso não consiga em sua primeira tentativa.

Acredite no seu potencial! Ao estudar no Canadá você terá uma experiência acadêmica multicultural que contribuirá significativamente para a sua evolução pessoal e profissional.

Mais informações sobre locais de prova, valores e cursos de preparação para o teste IELTS