A publicação “Liderança e Gestão Escolar: agenda de internacionalização” apresenta um panorama de ações brasileiras e internacionais para revelar a importância da gestão e da liderança escolar para a qualidade da aprendizagem de estudantes nas escolas, de acordo com pesquisas e especialistas da área.

O material também explora a internacionalização e a cooperação internacional como um caminho para construção de modelos educacionais de sucesso. 

Estudos revelam que o diretor é o segundo principal fator por trás do sucesso acadêmico de seus alunos, logo após os professores. Ao mesmo tempo, o desempenho dos professores e sua permanência na escola dependem diretamente da capacidade do gestor de desenvolver um ambiente de trabalho que promova a aprendizagem de todos os estudantes. 

O Reino Unido investe fortemente na formação de líderes a partir do desenvolvimento de padrões para gestão escolar, por meio de exames de certificação e também de um programa de formação continuada para professores, com estímulo ao trabalho cooperativo.

Por meio da análise de diálogos e discussões levantadas em duas oficinas com parceiros brasileiros, em 2019, bem como depoimentos de especialistas, além do estudo aprofundado do levantamento bibliográfico de pesquisas e artigos científicos sobre o assunto, a publicação “Liderança e Gestão Escolar: agenda de internacionalização” busca apresentar propostas de metodologias de cooperação para o desenvolvimento de uma agenda de internacionalização da gestão e liderança escolar, que possa apoiar profissionais da educação básica no Brasil. 

É possível fazer o download gratuito do material na íntegra, por meio do link abaixo.

Veja também