Claire Danes e Leonardo DiCaprio no filme "Romeu + Julieta", de Baz Luhrmann (Divulgação)
Claire Danes e Leonardo DiCaprio no filme "Romeu + Julieta", de Baz Luhrmann  ©

Divulgação

Quem não conhece a trágica história do casal que morreu por amor? Dramática, intensa e visceral, a peça aborda o romance entre Romeu Montéquio e Julieta Capuleto. Filhos de famílias inimigas e movidos por uma paixão arrebatadora, eles se casam secretamente, mas acabam traídos pelo destino, em uma trama cheia de reviravoltas que, há séculos, conquista leitores e plateias.

Mas será que o que a dupla sentia poderia ser, verdadeiramente, considerado amor? Será que é justamente a não concretização do desejo do casal que dá força a essa narrativa? Será que seus alunos diferem a paixão do amor? 

E qual a visão da turma sobre destino? As pessoas controlam o próprio futuro? Na época de Shakespeare, sorte, magia e forças invisíveis eram questões muito presentes na sociedade. E hoje? 

Esses são apenas alguns temas que podem ser trabalhados em sala de aula e gerar boas reflexões. Também vale perguntar: será que, em nome do amor, é válido mentir e colocar a vida em risco? 

O texto genial de Shakespeare ainda proporciona discussões sobre o conflito entre pais e filhos, a intolerância e rivalidade entre grupos e a importância do diálogo.

Como se vê, a peça escrita no século 16 continua instigante e atual. Por isso, é um clássico: trata de questões humanas que não envelhecem nem saem de moda.

O trabalho pode ser enriquecido com as várias adaptações da obra. O filme Romeu + Julieta, de Baz Lurmann, por exemplo, é uma sugestão que deve agradar aos alunos. Com Leonardo DiCaprio e Claire Danes fazendo os protagonistas, o longa preservou os diálogos e versos do original, mas acrescentou elementos modernos. Os cenários são coloridos, o ritmo é de videoclipe e a trilha sonora traz bandas de rock. 

O curta-metragem Star Cross'd, produzido por Laura Dockrill especialmente para a campanha Shakespeare Lives, também é uma boa alternativa para a sala de aula. Adaptado para os dias atuais, o filme se passa em uma praia inglesa e apresenta Montéquios e Capuletos como donos de barracas de sorvete concorrentes. As legendas estão disponíveis em português, inglês e espanhol.

Veja também